Um jovem, de 17 anos, de nacionalidade brasileira, morreu afogado na tarde deste sábado, na Praia Fluvial da Tapada Grande, em Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, depois de ter caído à água. Seguia numa gaivota fora da zona protegida de banhos.
Corpo do artigo
O alerta para o afogamento ocorreu às 16.11 horas, naquele que foi o primeiro dia da Época Balnear de 2024 no sul do país. No local estavam três-nadadores-salvadores que nada conseguiram fazer para salvar o jovem que há dois meses residia na sede de concelho.
Segundo foi possível apurar, um grupo de amigos passeava de gaivota, o que só é permitido fora da zona de banhos, e foi quando regressavam a terra que o acidente ocorreu. Os restantes ocupantes conseguiram sair da água com vida, com exceção da vítima.
Foram os nadadores-salvadores que localizaram o corpo do jovem, o retiram para a margem, fizeram as manobras de reanimação, mas já nada havia a fazer.
Foram mobilizados mergulhadores dos Bombeiros de Serpa e Moura e o helicóptero do INEM de Faro, que foram depois desmobilizados.
Há mais de uma década que não ocorria qualquer acidente mortal naquela praia fluvial.
No local estiveram 19 operacionais dos Bombeiros de Mértola, Serpa e Moura, GNR, viatura SIV de Castro Verde, apoiados por sete viaturas e uma embarcação e helicópteros do INEM de Faro.
O corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Beja onde vai ser autopsiado.