O Camada Francesinhas, grupo de restauração fundado no Norte do País, estreou no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, o formato CAMADA GO!. Os menus são fixos e incluem, para além da francesinha, acompanhamentos.
Corpo do artigo
Amarelo e rosa compõem as luzes néon que, em forma de francesinha, e em evidente referência à especialidade do restaurante, iluminam parte da parede de estilo industrial. Por cima do balcão de atendimento, num ambiente revestido em madeira escurecida e em letras garrafais, figura o nome da marca: Camada. Inserido no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, o novo estabelecimento da cadeia apresenta o primeiro CAMADA GO!, um formato com quiosques digitais self-service e mupis digitais, semehantes aos dos restaurantes fast-food dos centros comerciais. A inauguração aconteceu a 19 de setembro.
"Este ano decidimos dar um passo diferente e criar um novo projeto, com um conceito exclusivamente pensado para centros comerciais e para o dia a dia acelerado dos seus clientes", explica Nuno Pontes, um dos sócios do projeto, a par de João Rodrigues. "Somos a primeira marca a levar para um shopping um espaço dedicado em exclusivo à francesinha", afirma.
A configuração da carta é uma das grandes novidades. Desenhados para serem "simples e práticos", os menus seguem o estilo dos estabelecimentos de restauração de fast-food - menus fixos com elemento principal e complementos - só que com francesinhas.
Cada menu inclui a opção de francesinha ou meia francesinha, que pode ser acompanhada por bebida ou batata-frita. Para além do sabor original, estão disponíveis francesinhas de lombo de boi, picanha, frango, hambúrguer, alheira e a vegetariana. Para os mais novos, a oferta do Camada Kids inclui panadinhos de frango com batatas palito, uma bebida e um brinquedo.
Para complementar os menus, e por um valor adicional, estão disponíveis croquetes de vitela e asinhas de frango e sobremesas, como a mousse de Oreo ou o chesecake de caramelo salgado. Já nas bebidas incluem-se os refrigerantes clássicos, as cervejas artesanais da marca e o café expresso. As francesinhas do Camada são compostas por pão de forma, bacon, chourição, salame, ovo estrelado e o molho especial com origem em Braga, protagonista do sabor e que confere a verdadeira identidade da marca.
Segundo os responsáveis, meia francesinha é vendida a 9,80 euros e uma francesinha inteira a 12,50 euros. O menu Camada Kids vende-se desde 6,90 euros.
A ideia de criarem o CAMADA GO! surgiu de "um oportunidade clara no mercado", como explica o sócio. "Nos centros comerciais existem espaços que servem francesinhas, mas nenhum totalmente dedicado a este prato", esclarece, acrescentando: "Queremos ser uma referência, com identidade própria e qualidade consistente".
Criado em 2018 em Barcelos, a cadeia de restauração conta atualmente com 15 restaurantes de rua de norte a sul do país. Futuramente, prevê-se a abertura de mais quatro unidades do CAMADA GO! em Loures Shopping, Arrábida Shopping, Torres Shopping e Bplanet.
Apesar do novo conceito, a decoração segue muito do estilo da marca, com tendências industriais e sóbrias. Sob a estante, ladeada por heras artificiais e que emoldura um dos quiosques digitais, repousam algumas garrafas com o nome da cadeia.
Mais informação em instagram.com/camada_francesinhas.