A Santa Casa da Misericórdia de Monção comunicou esta segunda-feira, na sua página oficial de Facebook, "a realidade dura e altamente cruel" que afeta o lar daquela instituição, com a chegada, faseada, de resultados de testes da Covid-19: até agora, 28 utentes e 10 profissionais de saúde deram positivo.
Corpo do artigo
E ainda faltam conhecer os resultados de 34 utentes e 20 profissionais. "Horroroso o início da noite de domingo de Páscoa. Nunca imaginado, nem sequer admitido, em face do que havíamos recebido no dia anterior e que chamamos "tréguas pascais"", informa a instituição em comunicado, aludindo a testes negativos que tinham trazido "otimismo" à Santa Casa.
Naquela valência foram efetuados 161 testes entre quarta e quinta-feira da semana passada. O primeiro lote de resultados revelou positivos, mas o segundo trouxe negativos que acalmaram os ânimos.
"A efetiva testagem está a demonstrar precisamente o contrário: continuam todos os positivos sem sintomas, em conformidade com a visita médica de hoje, salvo exceção duma funcionária que terá, por estes dias, notado um "toque" de febre. Ora, esta aparência assintomática é sinal que poderemos andar bem pior do que imaginamos", comenta a instituição, referindo que, em face dos resultados (faltam, entre hoje e amanhã, 54 resultados), será providenciado o reforço da equipa médica".
O comunicado da instituição termina com uma prece: "Suplicamos-vos, Senhora das Dores, que abrigamos no mesmo teto desta Santa Casa da Misericórdia: velai por estes vossos filhos".