José Silva Ferreira é coordenador do Plano Geral de Drenagem de Lisboa.
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Que problemas vão resolver os dois túneis de drenagem que estão a ser construídos em Lisboa: Monsanto-Santa Apolónia (cinco quilómetros) e Chelas-Beato (um quilómetro)?
Com os túneis esperamos resolver 70% a 80% dos problemas com as inundações, é um bom índice de eficiência. Vão captar a água recolhida em dois pontos altos (Monsanto e Chelas) e noutros pontos ao longo do seu percurso até ao rio Tejo. O documento geral de drenagem tem outros vetores. O primeiro é o controlo na origem. Faz-se uma espécie de barragem nas zonas altas e deixa-se passar a água a um ritmo diferente, de modo a não provocar inundações. Também ajudamos na infiltração. Nessa parte já temos duas grandes obras feitas, uma na zona da Ameixoeira e outra no Alta da Ajuda.
Se os túneis estivessem já a funcionar na semana passada, o que teria acontecido?
Não acontecia nada, certamente, na zona de Alcântara nem na zona central e oriental de Lisboa. Estes túneis estão preparados para transportarem o caudal de uma chuvada que aparece uma vez em cada 100 anos. O que aconteceu nestes últimos dias não se aproximou ainda desse valor nem pouco mais ou menos.
Quando estarão prontos?
A obra foi a concurso púbico e o consórcio que ganhou é luso-francês. Foi adjudicada por 132,9 milhões de euros. Estima-se que esteja concluída até ao final do primeiro trimestre de 2025.
Que dificuldades anteveem para conseguirem construir túneis com 5,5 metros de diâmetro a 70 metros de profundidade?
Costumamos dizer que as obras geológicas e geotécnicas são previsivelmente imprevisíveis. Temos sondagens para ver como está lá por baixo, mas, não obstante, há questões desconhecidas. Temos 40 ou 50 sondagens feitas ao longo de uma distância de quase cinco quilómetros no túnel grande e de um quilómetro no túnel pequeno, mas pode haver algumas discrepâncias entre o que sabemos das sondagens e o que vamos encontrar [durante a execução da obra], essa é a dificuldade maior.
O elevado nível de construção à superfície torna a obra mais difícil?
Requer cuidados, com certeza. Por isso fizemos as sondagens e também vistorias a todos os edifícios num raio de 30 metros em relação ao eixo do túnel, para sabermos como estavam. Se houver algum problema, podemos comprovar se foi de facto devido aos túneis ou não.