<p>Mais de 200 mil pessoas visitaram a Expofacic, em Cantanhede, nos primeiros seis dias. A organização espera grande enchente amanhã, com a vinda de artistas internacionais. Domingo foi o dia com mais gente na feira.</p>
Corpo do artigo
Os seis primeiros dias na Expofacic tiveram uma adesão entre as 15 mil pessoas de segunda-feira (com Quim Barreiros como cabeça de cartaz) e as 55 mil de domingo, dia em que actuou Tony Carreira. Segundo o presidente da Comissão Executiva, António Pinheiro, a edição 2009 da Expofacic está a contar com mais visitantes do que em igual período do ano passado. "Está a correr dentro do que tínhamos perspectivado, e há uma satisfação muito grande por parte dos comerciantes com quem temos falado", observa.
A nível de concertos, António Pinheiro destaca, além de Tony Carreira, os espectáculos de Daniela Mercury (terça-feira) e Mariza (quarta), que atraíram, cada um, cerca de 40 mil pessoas ao recinto. Nos stands, refere a dinamização das zonas de comércio, agricultura, as tasquinhas e o espaço reservado à aldeia europeia e às juntas de freguesia.
Para António Pinheiro, a Expofacic serve também como uma oportunidade de negócio e uma forma para escapar à crise. "É a mensagem que nos chega dos stands", afirma. Alberto Gonçalves, gerente da Maquitudo (empresa de acessórios para a indústria) concorda, e defende que feiras como a Expofacic são "uma forma de apostar no futuro e não baixar os braços". Manuel Justo, técnico de vendas da Adega de Vilarinho, em Anadia, vê o certame como uma forma de "atenuar a crise que existe no sector dos vinhos", justificando a presença da adega todos os anos.
A noite de amanhã é a que está a ser encarada com maior expectativa por parte da organização, com a presença dos britânicos James e de Joss Stone, para além do dj Pete Tha Zouk. Para António Pinheiro, a noite de amanhã é "muito forte", e a organização tem a expectativa que seja o dia que traga mais pessoas, "de todo o país e até de Espanha", sublinha.
Esta noite, o recinto da feira agrícola, de comércio e indústria recebe as actuações das Just Girls, Buraka Som Sistema e do dj Fernando Alvim.