Existem oito projetos gratuitos que visam o envelhecimento ativo e chegam a várias freguesias do concelho.
Corpo do artigo
Para estimular os munícipes para a prática de desporto e para o envelhecimento ativo e saudável, a Câmara de Paredes promove oito programas ligados à atividade física que envolvem já mais de 700 participantes com mais de 50 anos, informa a autarquia.
No âmbito deste projeto "Mais Vida Ativa", que chega a várias freguesias do concelho, estas pessoas têm acesso à prática gratuita de exercício físico, com duas aulas semanais, a que se junta uma aula de boccia.
A este projeto somam-se outros, como o "Paredes Ativo", que desenvolve atividade outdoor e indoor tendo como objetivo tornar a prática desportiva um hábito semanal, o "Viver Melhor", um projeto de exercício físico para doentes e ex-doentes oncológicos, o "Treina Connosco", que fomenta a prática de corrida ou caminhada na primeira e quarta-feira do mês, e o "Sou Livre de Ser Saudável", que consiste na monitorização sobre a utilização da corrida ou caminhada nos parques, trilhos e ruas.
Paredes também dispõe, lembra o município, de um Centro de Marcha e Corrida, que disponibiliza acompanhamento de técnicos especializados, e quatro piscinas municipais para a prática e ensino da natação, sendo ainda dinamizadas "eco caminhadas" nos Parques de Lazer.
A meta, explica o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, é "aumentar o número de habitantes do concelho a frequentar uma atividade física regular semanal, diminuir o número de pessoas sedentárias e diminuir doenças e incentivar a população a adotar um estilo de vida mais saudável".
Em Paredes foi, nesta quarta-feira, assinalado o Dia Internacional da Atividade Física com várias iniciativas, desde um torneio de boccia, a aulas de exercício físico e workshops, entre outros.