Mais de mil bombeiros, oriundos de vários países, subirão o Monte do Bom Jesus a correr carregando o equipamento completo, com mais de 30 quilos, no dia 30 de setembro, na prova Escadórios da Humanidade, em Braga.
Corpo do artigo
Dos inscritos, de 165 corporações de Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra e Portugal, haverá 250 bombeiras a competir, segundo revelou ao JN este domingo a organização da prova, umas das principais, a nível mundial.
Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos Escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório em circuito aberto), no menor tempo possível, numa distância de 615 metros e desnível positivo com 116 metros.
“Os bombeiros destacam esta prova como referência mundial, pela sua enorme complexidade e dificuldade, pela capacidade de superação que têm de demonstrar com muita destreza física, mas também psíquica", ainda segundo a organização do evento.
“As dificuldades determinam um final de prova muito doloroso para todos, mas esse é o grande aliciante que a Escadórios da Humanidade proporciona, empolgando os bombeiros e promovendo o convívio entre todos”, destaca igualmente a organização.
Em paralelo, será realizada a segunda edição da Bênção Nacional de Capacetes, iniciativa inédita em Portugal, cerimónia que será presidida pelo padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses, de Pinhel, distrito da Guarda.
A Escadórios da Humanidade é organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, apoiada pela Confraria do Bom Jesus do Monte e a Câmara Municipal de Braga, começando no Pórtico do Bom Jesus do Monte, em Braga.