Cerca de 1200 voluntários estão, este sábado, a plantar 20 mil árvores em Porto de Mós naquele que é o maior evento ibérico de florestação.
Corpo do artigo
"Enquadramos esta iniciativa não como uma simples florestação, mas como recuperação de ecossistemas florestais", razão pela qual "a consideramos como o maior evento ibérico do género", assegura David Lopes, coordenador-geral da Fundação Floresta Unida.
A acção decorre na freguesia de Alcaria, em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, numa área pública de 20 hectares, na qual irão crescer sobretudo carvalhos, sobreiros e pinheiros.
Esta é a primeira parte de um projecto cuja gestão se vai prolongar durante três décadas, já que a protecção das árvores durante esse período é garantida por uma equipa multidisciplinar que em Porto de Mós realizou um estudo sobre a fauna e a flora local dos últimos 100 anos e analisou dados como a exposição solar e o tipo de solo.
O presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, diz que "este evento vai muito para além do município de Porto de Mós, município que é parceiro na organização da iniciativa.
"A florestação é realizada no pulmão de Portugal, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros" e "temos em perspectiva a fixação de muitas toneladas de dióxido de carbono, que assim não será libertado para a atmosfera", realça o autarca, lembrando que aquele concelho foi assolado por um incêndio há uma semana que consumiu 400 hectares.
Da helipista de Alcaria, que serve de apoio ao combate aos incêndios, partiram cerca de 1200 voluntários oriundos de vários pontos do país dispostos a travarem uma "batalha" pela prevenção.
Em Porto de Mós, na florestação, estão envolvidas 40 empresas, destaca David Lopes, sendo estas as maiores responsáveis pelo recrutamento dos voluntários.
A Fundação Floresta Unida é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve acções que garantam o desenvolvimento sustentável do património florestal. Tem definidas 42 áreas de actuação em Portugal, mas também possui no currículo campanhas em Espanha, França, Itália e Chile.