Marcha dos Bombeiros Famalicenses conquistou o primeiro lugar na noite de Santo António
A marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses arrecadou o primeiro lugar na noite de quinta-feira, em mais uma noite de Santo António.
Corpo do artigo
As nove marchas trabalharam sobre o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco e ontem foi a noite de apresentar o resultado nas ruas da cidade e no palco dos Paços do Concelho.
O grupo dos Bombeiros Famalicenses inspirou-se no “Amor de Perdição” do romancista e conquistou o júri, vencendo o primeiro lugar e os títulos de “Melhor Coreografia”, “Melhores Arcos” e “Melhor Música”.
Em segundo lugar, ficou a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas e, no terceiro lugar, ficou a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte, que conquistou o prémio de “Melhor Letra” e “Melhor Guarda-Roupa”. A marcha mais popular foi a da Associação Coração Vale São Cosme.
“Estamos muitos satisfeitos com a distinção”, notou Bruno Alves, comandante da corporação de bombeiros, acrescentando que este ano começaram “tarde” a preparar a marcha. “Ponderámos se tínhamos condições para participar, depois começámos a esboçar o que queríamos mas só em março é que começámos a trabalhar a sério”, contou.
“Claro que quando entramos em alguma coisa é para ganhar”, afirmou o comandante. Contudo, depois do que aconteceu no ano passado, em que o júri considerou que a marcha não se debruçava sobre o tema, este ano a meta era alcançar uma boa classificação.
A marcha dos Bombeiros Famalicenses tem cerca de 150 elementos (contando com músicos e staff). "Com a marcha quisemos criar dinâmica, chamar pessoas aos bombeiros e foi isso que aconteceu”, disse Bruno Alves, explicando que o evento trouxe novos bombeiros, familiares de bombeiros e pessoas que simplesmente se quiseram juntar ao grupo. “Quisemos atrair mais bombeiros, mais dimensão, mais desenvolvimento cultural e mais crescimento”, notou.
O júri das marchas é composto por “um grupo de personalidades independentes e qualificadas, com experiência na avaliação dos diferentes critérios que estiveram em análise”.