Ter a Ocean Race Europe, este ano, será uma novidade para o Norte do país. A prova de vela, com marcas consagradas, vai passar por Leixões, Matosinhos, em agosto, e promete dar que falar, pelo próprio evento, mas também por outras iniciativas, ligadas aos oceanos.
Corpo do artigo
A competição já teve uma escala em Portugal, mas foi em Cascais, em 2023.
“As iniciativas contínuas sobre a saúde dos oceanos, aprendizagem e ciência oceânica fazem com que a Ocean Race esteja sempre em ação”, pode ler-se no site da prova, numa referência ao calendário. De acordo com a publicação, a data apontada para a passagem das embarcações e dos velejadores pelo Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos, será a 20 de agosto.
Na Internet, é divulgado que a Ocean Race Europe começará em Kiel, na Alemanha, antes da paragem em Portsmouth, no Reino Unido. Daí seguirá para território e águas nacionais, a preceder o trajeto até Cartagena, em Espanha. Nice, em França, também receberá a frota, que, depois, prosseguirá o caminho até Génova, em Itália, precedendo a final no Adriático, em Montenegro.
Entre os grandes eventos agendados pela organização, estão ainda programadas a Ocean Race Atlantic: Nova Iorque-Barcelona, em setembro de 2026, e a volta ao mundo do Ocean Race, com início em janeiro de 2027.
A conferência de apresentação está marcada para quarta-feira, no Terminal de Cruzeiros de Leixões. Conta com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara de Matosinhos, do Turismo do Porto e Norte e da APDL.