O mau tempo que está a afectar o arquipélago dos Açores obrigou ao cancelamento de ligações marítimas entre as ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, afectando 180 passageiros, e vários voos entre ilhas, deixando em terra 110 pessoas.
Corpo do artigo
Os 180 passageiros afectados pelo cancelamento das ligações marítimas deveriam ter embarcado no navio Express Santorini esta manhã, mas as condições meteorológicas adversas impediram a realização das ligações entre as três ilhas do Grupo Central dos Açores, revelou à Lusa fonte da Atlanticoline, empresa que assegura o transporte marítimo de passageiros no arquipélago.
A fonte acrescentou que estas ligações devem ser repostas amanhã, sábado.
A Atlanticoline confirmou, no entanto, para esta tarde a ligação marítima entre a Terceira e S. Miguel com o navio Hellenic Wind e a ligação entre S. Miguel e Santa Maria, com o mesmo navio.
O vento forte que se faz sentir no arquipélago obrigou também ao cancelamento de ligações aéreas da SATA Air Açores entre as ilhas das Flores e Faial e entre o Pico e a Terceira, afectando 110 passageiros.
A SATA Air Açores, segundo revelou à Lusa fonte da companhia aérea, espera realizar no sábado as ligações Flores/Horta e Horta/Flores.
No caso da ligação Pico/Terceira, os passageiros foram encaminhados em voos para a Horta, sendo dada a possibilidade de viajarem da Horta para o Pico por via marítima.
Devido ao vento forte, o voo da SATA Internacional entre Lisboa e a Terceira foi obrigado a divergir para Ponta Delgada (S. Miguel), mas, segundo a fonte contactada pela Lusa, já seguiu para a Terceira.
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou em aviso laranja as ilhas do Grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido à previsão de vento muito forte, com rajadas que podem atingir 115 quilómetros por hora, assim como chuva por vezes forte, trovoadas dispersas e ondulação no mar com altura significativa.
O mesmo nível de aviso está activo para as ilhas do Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, S. Jorge e Terceira), onde se prevê vento forte, com rajadas até 95 quilómetros por hora, e ondulação com uma altura significativa.