As condições meteorológicas na Madeira começaram a melhorar ao início da tarde de hoje, segunda-feira. De manhã, o mau tempo levou ao cancelamento dos primeiros três voos previstos no Funchal. Um voo a partir de Lisboa também foi cancelado e outros dois adiados.
Corpo do artigo
Dois aviões, um da Transavia proveniente de Amesterdão, e outro da EasyJet, de Lisboa, já aterraram na Madeira e, segundo fonte da ANAM - Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, "há a registar alguns atrasos, mas a situação é para a regularização".
De manhã, as más condições atmosféricas impediram a realização dos voos TP 1602 e 1604 com destino a Lisboa e o 1572 para o Porto.
Estas ligações deveriam ter sido feitas por três aviões que não chegaram à ilha durante a noite como era esperado, também devido às condições meteorológicas.
Esses voos chegaram a sair de Portugal continental mas tiveram de regressar devido à impossibilidade de aterrarem no Aeroporto da Madeira.
O voo da transportadora aérea portuguesa (TAP) de Lisboa para a Madeira agendado para as 08:00h foi cancelado. Os voos da SATA com destino ao Funchal, agendados para as 07:00h e 07:30h, foram adiados para as 13:00h e 13:30h.
Em relação ao voo cancelado, funcionários da transportadora nacional e da SATA no terminal dois do aeroporto de Lisboa informaram que os "passageiros das 08:00h serão transferidos para outros voos ao longo do dia".
Naquele terminal estão vários passageiros à espera de ordem de embarque, de "forma tranquila" porque os "atrasos motivados pelo mau tempo não se podem controlar", disse à Agência Lusa a passageira Beatriz Cabral. "É preferível esperar e embarcar em segurança", até porque "não existe alternativa" para o arquipélago, acrescentou.
Agitação do mar impede ligação com Porto Santo
Também a ligação marítima entre a Madeira e Porto Santo ficou hoje por se realizar atendendo ao estado do mar.
O arquipélago da Madeira é uma das regiões do país em aviso laranja, apontado o Instituto de Meteorologia para céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte nas zonas montanhosas.
O vento soprará moderado a forte, com rajadas que poderão chegar aos 110 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.
Quanto ao estado do mar, as ondas serão de Noroeste com 4 a 5 metros na costa Norte e de Sudoeste entre os 3,5 e os 4,5 metros na costa Sul.
O Serviço Regional de Protecção Civil de Bombeiros da Madeira reiterou as recomendações que têm dado nos últimos dias, desaconselhando a circulação apeada e automóvel nas zonas montanhosas.