As quatro salas de cinema da Medeia Filmes no Saldanha Residence, em Lisboa, vão encerrar, anunciou a empresa, que atribui a decisão a desigualdades de mercado estimuladas pelos grandes grupos e à falta de actuação das autoridades competentes.
Corpo do artigo
"Este desequilíbrio é pautado ainda pela falta de actuação da Autoridade da Concorrência, bem como do próprio Instituto do Cinema e do Audiovisual", lê-se num comunicado divulgado na segunda-feira à noite.
A empresa classifica a decisão de difícil, anunciando que as salas serão encerradas a partir da próxima segunda-feira.
A Medeia diz ainda que vai apostar num novo ciclo de programação e exibição de cinema independente, noutras salas.
"Uma decisão que permitirá, a curto prazo, concentrar a oferta cinematográfica de qualidade, bem como terminar o trabalho de renovação e digitalização destas mesmas salas", na cidade de Lisboa.
A empresa promete manter o mesmo nível de "diversidade, rigor e qualidade", concentrada nos cinemas Monumental, King, Fonte Nova e também no espaço Nimas, agora com programação "abrangente e regular".
A obrigatoriedade de investimento na digitalização somada aos "contratempos inerentes à concorrência dos grandes grupos de exibição" e a "oferta desmedida" de bilhetes de cinema são os motivos apontados para a decisão agora anunciada.