Sempre disponíveis e de cara alegre 20 médicos de várias especialidades, com carência de profissionais em Trás-os-Montes, estão este fim-de-semana a facultar consultas gratuitas no centro de saúde de Vinhais e nos lares de terceira idade deste concelho
Corpo do artigo
“Ajudar”, é o que os move sintetiza António Massa, dermatologista e dinamizador desta iniciativa de descentralização dos cuidados de saúde pelo interior. “Queremos ajudar populações isoladas e distantes dos cuidados de saúde e dos hospitais. Temos médicos de várias especialidades. Só dermatologias são cinco, mas vieram ainda cardiologias, cirurgiões, médicos de medicina interna, ortopedia, urologia, pediatria, entre outros. Trazemos também material para ajudar a fazer os rastreios”, descreveu António Massa, que no verão passado partilhou conhecimentos da sua área em Angola.
Trabalho não falta a estes profissionais voluntários, que percorrem centenas de quilómetros. No centro de saúde de Vinhais inscreveram-se centenas de utentes para as consultas, referenciados pelos médicos de família, entre 30 a 40 pessoas para cada especialidade. “Aproveitei para vir fazer uma consulta de dermatologia, porque cá em Vinhais não há e no distrito também é difícil conseguir, o que obriga a deslocações para fora da região”, explicou Sandra, uma jovem de 16 anos.