Foi aberto um concurso de ideias para a concepção da requalificação do mercado de Ermesinde (Valongo) e zona envolvente. A Câmara quer manter ali a função de mercado e de feira semanal, mas está aberta a todas as sugestões de utilização.
Corpo do artigo
"Queremos ter ali um espaço onde se faça um mercado mas pode haver uma solução que permita fazer mais coisas. Por exemplo, uma estrutura amovível que permita usar o espaço para eventos", disse o vice-presidente da Autarquia, João Paulo Baltazar.
O mercado de Ermesinde está muito degradado, assim como a zona em redor, onde, à segunda-feira, se realiza a feira da freguesia. As instalações são muito precárias, o elevador monta-cargas está avariado há meses e o comércio está praticamente reduzido ao movimento dos dias de feira.
O espaço onde se faz a feira também possui fracas condições, sendo constituído por pequenos lotes em terra batida, sem qualquer tipo de resguardo.
Os acessos são uma das principais preocupações da Autarquia. "São a questão mais crítica. Em dias de feira, ficam muito condicionados", referiu João Paulo Baltazar.
Assim, um dos objectivos do concurso é também ficar a conhecer ideias para melhorar as ruas. "Será interessante alterar a própria rede viária, com a condicionante de aquela não ser uma zona muito desafogada", referiu o autarca.
As propostas para o concurso podem ser enviadas para a Câmara até dia 16 de Setembro. Os vencedores serão conhecidos no início de Novembro. Há três prémios: 25 mil euros, 7,5 mil euros e cinco mil euros. A gestão do concurso está a cargo da Faculdade de Engenharia do Porto.