A União de Freguesias de Coimbra (UFC) cancelou a edição de 2023 do Mercado de Natal, por considerar que o conjunto de atividades promovidas pela Câmara Municipal de Coimbra competiam entre si.
Corpo do artigo
"Em 2023, a Câmara Municipal de Coimbra decidiu, no exercício do seu direito, promover diversas atividades natalícias em simultâneo. Contudo, nesta fase preparatória, tornou-se claro que algumas destas iniciativas competem entre si. A UFC não se encontra disponível para participar em competições, não foi esse o espírito que nos levou a realizar o Mercado de Natal de Coimbra", justifica a União, em comunicado.
Para a época natalícia, a Câmara Municipal de Coimbra já anunciou o evento Magic Land, que se vai realizar no Parque Verde do Mondego.
"Sabendo da aposta no Parque Verde como grande polo atrativo de Natal, onde a Câmara irá realizar, com uma entidade privada, um Mercadinho de Natal, tendo para esse efeito, sido convidados vários participantes do Mercado de Natal de 2022, não nos resta mais nenhuma opção que não seja o cancelamento do Mercado de Natal de Coimbra na Praça do Comércio", considera a União de Freguesias.
O Mercado de Natal de Coimbra realizou-se em 2022, na Praça do Comércio, na Baixa da cidade, a pedido da Câmara Municipal de Coimbra. Segundo o comunicado da UFC, esta afirma desconhecer qualquer programação de Natal para a Baixa a não ser o acender das luzes.
"Na sequência do êxito alcançado pelo Mercado de Natal de 2022, sediado na Praça do Comércio, as condições estavam reunidas para um crescimento sustentado e qualitativo deste evento. Para atingir este desiderato, torna-se imperativo que Coimbra continue a investir em grandes eventos em detrimento da concorrência de múltiplas ofertas simultâneas", defende.
A UFC, presidida por João Francisco Campos (também presidente da Comissão Política concelhia de Coimbra do PSD) assegura que marcará presença no evento Magic Land, cuja inauguração está marcada para 17 de novembro.
"A UFC deseja o maior êxito na organização do Mercado de Natal de Coimbra no Parque Verde e estará presente na inauguração, no dia 17 de Novembro , para celebrar este evento", aponta.
Contactada pelo JN, fonte da Câmara Municipal de Coimbra admite ter sido surpreendida pela decisão da UFC. "O Mercado de Natal tem uma importância estratégia na dinamização e promoção da Baixa de Coimbra. Como tal, ficamos na expectativa que esta relevante iniciativa possa reintegrar a programação no próximo ano em coorganização com a Câmara Municipal de Coimbra", aponta.
Considera ainda não haver nenhum tipo de concorrência ou prejuízo para o Mercado de Natal a realização do Coimbra Magic Land. "Apesar de conter um limitado espaço dedicado ao Mercadinho de Natal, é um evento com características e finalidades estrategicamente distintas, que visa complementar a oferta, reforçar a marca Coimbra e atrair novos públicos. Inclui diversas atividades destinadas maioritariamente às crianças, sendo este o público-alvo e o foco principal do evento", justifica.
A programação de Natal da Câmara Municipal de Coimbra será apresentada na manhã de sexta-feira.