Os vendedores do mercado do peixe das Caldas da Rainha regressam hoje, domingo, ao antigo mercado, depois de quatro meses a trabalharem num parque de estacionamento.
Corpo do artigo
As obras de requalificação ficaram agora concluídas e, segundo Tinta Ferreira, vereador dos mercado, “transformaram o edifício num mercado moderno e onde estão cumpridas todas as normas”.
Além da construção de um novo cais de descargas e de uma vedação, no exterior a requalificação incidiu na construção de uma sala de fabricação de gelo para fornecimento dos vendedores e a optimização da câmara de frio, para armazenamento dos produtos não escoados.
A colocação de uma nova instalação eléctrica optimizada, “garantindo mais qualidade de iluminação e menores custos energéticos”, e a construção de uma nova rede de águas e drenagem, que “resolveu o problema dos detritos que iam para o esgoto”, são outras das melhorias apontadas por Tinta Ferreira.
Os 13 vendedores - que enquanto decorreu a obra estiveram provisoriamente instalados numa tenda no parque de estacionamento junto às piscinas dos bombeiros - ocuparão as novas bancas do mercado na próxima sexta-feira, dia 16. “A venda de peixe mantém-se durante estes dias no parque de estacionamento, durante a manhã, e no período da tarde as empresas prepararão a mudança para o mercado”, explicou o vereador.
Das 54 bancas de venda criadas no novo espaço 51 foram já arrematadas, e o mercado irá contar com uma nova actividade, a venda de marisco.