Alteração no trajeto mais longo da rede, onde se multiplicam as queixas dos utentes.
Corpo do artigo
Composições que chegam às estações à pinha, não dando hipótese de alguém entrar, horários que sofrem constantes atrasos, metros suprimidos e viagens sucessivas de uma hora sempre em pé, num ambiente irrespirável. Esta é a realidade diária vivida pelos os passageiros da Linha Vermelha, quando se deslocam da Póvoa de Varzim para o Porto ou vice-versa. Nas horas de ponta, o caos instala-se, e chegam-se a viver momentos mais tensos entre passageiros.
Em função da "evolução da procura, das reclamações e sugestões" que tem recebido, a Metro põe a partir de hoje a funcionar uma alteração, que tem como objetivo "aumentar a qualidade da oferta e melhorar a taxa de ocupação".
Antes, havia dois serviços expresso na Linha Vermelha, um às 8.07 horas e outro às 8.12 horas. Com esta alteração, passa a haver apenas um, às 8.12 horas, que antes operava em composição dupla e, a partir de hoje, passa a simples. Já a viagem prevista para as 8.07 horas passa a acontecer às 7.59 horas, em unidade dupla, em serviço normal e não expresso. A alteração de ter um metro normal em composição dupla antes de um expresso, segundo a empresa, "permitirá embarcar todas as pessoas que esperam nas estações e o segundo não terá tanta pressão de ocupação".
Várias supressões
Josué Maia, 33 anos, usa a Linha Vermelha para se deslocar para o trabalho e conhece bem a realidade. Diariamente entra em Vilar do Pinheiro (Vila do Conde) e sai em Sete Bicas (Matosinhos), mas logo faz o reparo que para isso acontecer "é preciso conseguir entrar no metro". E acrescentou: "Há dias em que tenho de ir apanhar o expresso em Pedras Rubras, mas acaba também por ser difícil entrar".
Miguel Silva, de 22 anos, que entra na estação de Vila do Conde, critica "a constante supressão de composições", sobretudo expressos, que "por não pararem em todas as estações acabam por ser os mais concorridos". E acrescentou: "É uma falsa questão a Metro ter anunciado o reforço da oferta, com uma viagem expresso, após as oito horas, porque é uma viatura simples e, por isso, já sai da Póvoa cheia".