O caminho mais direto entre o trânsito do triângulo Olhão, Faro Loulé é o Metrobus, segundo um projeto que está em consulta pública até 13 de março. A ligação através de Transporte Público em Sítio Próprio (TPSP) foi desenhada para servir os movimentos pendulares da população daqueles três concelhos.
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Com uma extensão de 37,6 quilómetros e um custo aproximado de 203 milhões de euros, só para a infraestrutura, o projeto é financiado, em parte, por verbas europeias, tendo conclusão prevista em 2029. Segundo o projeto, o metrobus funcionará em via dedicada, com total segregação, ou quase, do restante tráfego rodoviário e de outros modos, com tratamento dos cruzamentos a dar prioridade à passagem dos veículos. Pode ser operado autocarros convencionais, simples ou articulados, com zero emissões de gases com efeito de estufa.
O projeto desenvolvido pela TIS tem por base uma das soluções apontadas, "Cenário 4", no "Estudo sobre Metro Ligeiro no Eixo Loulé, Faro e Olhão", de 2022. Um trabalho feito em articulação com a CCDR do Algarve e os municípios de Loulé, Faro e Olhão, tendo a colaboração da Direção do Aeroporto de Faro e da Reitoria da Universidade do Algarve.