O violento despiste de uma carrinha na Estrada Nacional 101, na freguesia de Palmeira, em Braga, causou, esta quinta-feira de madrugada, a morte um homem de 32 anos e a outro de 34, os únicos ocupantes do veículo.
Corpo do artigo
Os moradores na zona foram acordados por um grande estrondo, causado pelo embate da viatura, que derrubou um poste de eletricidade e acabou por ficar imobilizada na vertical contra o muro de uma propriedade.
O alerta para o acidente foi dado às 4.17 horas. Os Bombeiros Sapadores de Braga foram os primeiros a chegar ao local, tendo desencarcerado os dois ocupantes da viatura. Posteriormente, a equipa de medicina e enfermagem da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM constatou os óbitos de Miguel Costa Ferreira (32 anos) e Paulino Daniel Ferreira Pereira (34 anos), ambos residentes na zona oeste do concelho de Braga, na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.
Maria da Conceição Oliveira, que vive com o filho, Vítor Oliveira, numa moradia na Avenida do Cávado (Estrada Nacional 101), estava chocada quando recordou ao JN os momentos de pânico vividos. “Acordei poucos minutos depois das quatro horas da madrugada com um grande estrondo, que primeiro parecia um trovão e depois um pneu a rebentar”, contou, confessando que não se levantou da cama e que só de manhã percebeu a dimensão da tragédia.
As vítimas
Pânico e desespero
Clara Ribeiro, proprietária da casa a quem pertence o muro derrubado, foi a primeira a acordar “ainda meio atordoada” e quem acionou os meios de socorro para o local.
A moradora disse ao JN que tentou “fazer aquilo que podia” até à chegada das equipas de socorro. “Ainda estou chocada com a situação, só penso na dor que aqueles pais e demais familiares estão agora a sofrer”, acrescentou.
Nos minutos seguintes, viveram-se momentos de aflição, pânico, angústia e de desespero, porque já ninguém podia fazer nada pelas vítimas, que tiveram morte imediata.
Após recolher indícios no local, o Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito da GNR de Braga vai agora investigar as causas que estiveram na origem do acidente.