Entre os dias 4 e 13 de julho, a cidade de Barcelos transforma-se num autêntico festival cultural, com grandes nomes da literatura, música ao vivo e programação infantil.
Corpo do artigo
Barcelos volta a ser palco de uma verdadeira festa das palavras, com a 42.ª edição da sua emblemática Feira do Livro, onde marcarão presença nomes como Miguel Esteves Cardoso e Bruna Lombardi. De 4 a 13 de julho, a cidade minhota convida leitores de todas as idades a mergulharem num universo de histórias, ideias e encontros, num evento que une literatura, música, arte, ciência e animação num só espaço.
Instalada nos espaços centrais da Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais, o certame promete ser um ponto alto da programação cultural do verão, com dezenas de apresentações de livros, entrevistas com autores, concertos, espetáculos e atividades para toda a família. Tudo com entrada gratuita.
A programação literária inclui grandes nomes da cena nacional e internacional, como Rodrigo Guedes de Carvalho, Margarida Rebelo Pinto, Marcelo Rubens Paiva, Miguel Esteves Cardoso, Bruna Lombardi, Pedro Chagas Freitas, Afonso Reis Cabral e muitos outros. A abertura oficial acontece a 4 de julho, com os lançamentos das obras de António Sousa e Graciela Macedo e a apresentação da nova edição da "Barcelos Revista".
Entre os destaques, estão ainda a conversa-concerto com Ana Bacalhau (6 de julho), a tertúlia com Marcelo Rubens Paiva (7 de julho) e o concerto de encerramento com Tiago Bettencourt (12 de julho). A feira termina no dia 13 com uma entrevista a Miguel Esteves Cardoso e a peça RUMO – Expresso das Letras 2025, da Associação D’Improviso.
Mas o evento não esquece os leitores mais pequenos: diariamente às 21h30, o largo Dr. José Novais transforma-se num espaço mágico com teatro infantil, contadores de histórias, oficinas criativas e jogos tradicionais. Durante a tarde, das 17h00 às 21h00, as crianças podem explorar atividades permanentes como a ludoteca, mural de pintura, cantinho da leitura e muito mais.
A animação de rua está garantida todos os dias, às 21 horas, com performances da Companhia VIA 3 e da Associação D’Improviso, que prometem dar ainda mais vida ao centro histórico da cidade.