Milhares esperados na procissão da padroeira dos pescadores na Póvoa de Varzim

A procissão percorre três quilómetros com os andores a serem carregados em ombros por pescadores
Ana Trocado Marques/Arquivo
Milhares de pessoas são esperadas, nesta sexta-feria, na Póvoa de Varzim, para assistir à procissão de Nossa Senhora d"Assunção. O cortejo religioso da padroeira dos pescadores, o maior da cidade e um dos maiores do norte do país, conta com dez andores e mais de duas centenas de figurantes. Sai às 16 horas da Igreja da Lapa.
Corpo do artigo
A procissão percorre três quilómetros com os andores a serem carregados em ombros por pescadores da terra. Em frente ao porto de pesca, a Senhora d"Assunção vira-se para o mar e abençoa os barcos da terra que, neste dia, se enchem de bandeirinhas coloridas para saudar a padroeira dos homens do mar.
Os pescadores pedem sorte e proteção para mais um ano de faina. Na rua 31 de Janeiro, desde a Igreja da Lapa ao largo dos Correios, há cerca de um quilómetro de tapetes de flores feitos pelas mãos de quem ali mora.
Ainda antes, às 11 horas, há missa solene presidida pelo arcebispo primaz de Braga, José Cordeiro. À noite, a partir das 21.45 horas, no largo António Nobre, há folclore com o Rancho Poveiro e o Rancho Tricanas da Lapa.
