Milhares de pessoas subiram a pé, este domingo de manhã, o monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, em mais uma peregrinação Diocesana Sagrado Coração de Jesus, que se realiza há 100 anos naquela cidade.
Corpo do artigo
A procissão cumpre-se desde 1918, desde que a população fez um voto para que fosse poupada à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região.
Anualmente são aos milhares os peregrinos que, a pé e em oração, percorrem o trajeto de cerca de cinco quilómetros desde a cidade até ao templo, para cumprirem as mais variadas promessas, muitas delas relacionadas com problemas de visão. Santa Luzia é padroeira dos olhos e dos oftalmologistas.
"Já venho há 24 anos pelo meu filho. Quando nasceu era estrábico e o pediatra disse que se ele não recuperasse durante um mês, tinha de ser operado às vistas. Eu apeguei-me com o Sagrado Coração de Jesus e Santa Luzia, e ele recuperou. Acredito que foi um milagre", disse ao "Jornal de Notícias", Clara Cadilha, uma peregrina descalça já no topo do monte, junto ao templo. Ainda com os pés nus sobre o chão frio e molhado da chuva, que caiu forte durante a noite anterior, aquela mãe fazia-se acompanhar pelo filho, Rafael Cadilha, agora com a idade do "milagre" e olhos saudáveis.