Festas da Senhora do Amparo começam esta segunda-feira, com o dia 5 de agosto a ser o ponto alto. Orçamento de 300 mil euros.
Corpo do artigo
Bata branca, boné da mesma cor, um enorme bombo personalizado e com a imagem da Senhora do Amparo, padroeira da cidade de Mirandela - tal como acontece desde a década de 1980, Manuel Silva está novamente preparado para aquela que é considerada a noite mais longa dos mirandelenses: a famosa noite dos bombos com mais de mil "tocadores" a percorrerem as principais artérias da cidade durante horas e com milhares a assistir.
"É com muito orgulho que há perto de 40 anos marco presença nesta tradição porque é uma noite única, em que já sabemos que vamos encontrar amigos que não vemos ao longo do ano. Ninguém dorme. É um convívio contagiante", diz Manuel Silva, de 55 anos.
Esta tradição começou em 1962, com meia dúzia de pessoas. "Agora, já são mais de 1500 que vêm de todo o lado tocar bombo e até já há famílias inteiras a integrar o desfile", conta Rui Barreira, comerciante e um dos mentores da noite de bombos que este ano acontece na madrugada de 5 para 6 de agosto.
Subida de custos
Trata-se de um dos muitos eventos incluídos na festa da cidade transmontana que começa esta segunda-feira e prolonga-se até 7 de agosto, depois de a pandemia ter obrigado ao seu cancelamento nos últimos dois anos.
"As pessoas estão ansiosas pelo regresso das festas e acreditamos que vão ser um enorme sucesso", diz o juiz da confraria responsável pela organização, Sílvio Santos.
O orçamento ronda os 300 mil euros. "Não é uma aposta excessiva, mas houve uma subida dos custos com os artistas, com o espetáculo do fogo-de-artifício, com a iluminação de rua que tiveram subidas na ordem dos 30%, comparativamente com 2019, mesmo assim fomos felizes e conseguimos ter um cartaz competente e capaz", assegura Sílvio Santos.
O Município vai contribuir com 108 mil euros e apoio logístico. "É uma verba que se justifica porque a festa traduz-se num excelente motor económico local e promotor do turismo na região", sublinha a presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.
Programa
A abertura oficial da festa é na noite desta segunda-feira com a atuação da Escola Profissional de Arte de Mirandela e duas artistas locais: Maria Sanhudo e Gabriela Lemos. Até 7 de agosto, há mais de 50 espetáculos musicais, metade com a "prata da casa". Quanto aos espetáculos, atuarão Carlão, Toy, Vira Milho, Quina Barreiros e Quem é o Bob. No último fim de semana há fogo-de-artifício nas duas pontes do Tua.