Diocese e Câmara de Gaia trabalham na construção de um novo templo e a obra deverá começar no próximo ano. Ligação por teleférico será novidade.
Corpo do artigo
Se tudo correr conforme o planeado, o Santuário do Monte da Virgem, em Oliveira do Douro, Gaia, entrará em obras de requalificação no próximo ano e ficará com capacidade para acolher cerca de 2500 peregrinos. Está prevista a edificação de um novo templo.
Na rede social Twitter, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, antecipou que "será o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima". O autarca gaiense Eduardo Vítor Rodrigues manifestou a satisfação por esta parceria com a Igreja, que irá revitalizar um local "icónico". Acrescentou estar prevista a instalação de um teleférico a ligar a EN222, na zona dos Arcos do Sardão, até ao Monte da Virgem.
Os trabalhos estão adiantados. O estudo prévio, da autoria do arquiteto Octávio Alves, está consumado e no começo do próximo ano o projeto ficará amadurecido. As partes envolvidas acreditam que a fase seguinte, até ao início da obra, será célere. Os terrenos, em frente ao Centro Hospitalar Gaia/Espinho, são, na sua maioria, da diocese do Porto, o que poderá agilizar o processo.
Novas vias pedonais
No trabalho do arquiteto Octávio Alves, a que o JN teve acesso, são valorizadas as passagens pedonais. Entre as mudanças, consta a criação da "Via de Valores", para percorrer a pé e com "15 estações", onde se misturará "arte, poesia e natureza". Passará a ser uma via de acesso privilegiada ao centro de peregrinação. A capela e o monumento à "Imaculada Conceição" merecerão natural destaque. Além do adro, e de outras estruturas, o estudo prévio contempla a residência paroquial e um ponto de receção, que servirá também como posto informativo.
A Autarquia está empenhada no avanço do projeto para reabilitar todo aquele espaço e explorar o seu potencial, não só para usufruto dos peregrinos, mas da população em geral. "Respeitando a vertente religiosa, a requalificação também tem como objetivo transformar aqueles terrenos num espaço público e de lazer para as famílias, com zonas para merendas e para as crianças brincarem", adiantou Eduardo Vítor Rodrigues, anotando a proximidade relativamente às futuras estações do metro, com a extensão da linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d"Este.
O atual parque de estacionamento para carros, situado em frente ao hospital, "será ampliado".
Reunião esta semana
No Twitter, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, revelou ter reunido "esta semana" com a Confraria da Virgem Imaculada (Monte da Virgem) e anunciou "novidades para breve".
Inauguração em 1937
Inicialmente conhecido como Monte Grande, viu o seu nome alterar-se para Monte da Virgem com a construção, iniciada em 1905, da capela à Virgem Imaculada, inaugurada em 1937.
Estudos incluem hotel
No estudo de Octávio Alves surge a menção à construção de um hotel, que ficaria na encosta. A par do teleférico, para um percurso de 620 metros, a 85 metros de altura, o hotel será outra das inovações.