Até ao final do ano deve estar executado cerca de um milhão de euros de investimento em projetos no Parque Natural de Montesinho, nos concelhos de Bragança e de Vinhais, ao abrigo do Fundo Ambiental.
Corpo do artigo
A informação foi avançada, esta sexta-feira, por Sandra Sarmento, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, durante a celebração do 45.º aniversário da criação daquele parque, assinalado com a inauguração de um centro interpretativo na aldeia de Montesinho, no concelho de Bragança, a localidade que deu nome a esta área protegida e que passa a ser uma das suas portas de entrada.
"Trata-se de uma obra já ao abrigo da cogestão. No total são quatro projetos em Bragança e Vinhais. Neste caso fez-se o aproveitamento de uma antiga escola primária [na aldeia de Montesinho]", explicou o presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier.
O Centro Interpretativo implicou um investimento de cerca de 170 mil euros, com 150 mil financiados pelo Fundo Ambiental. “Terá equipamentos multimédia e uma grande novidade que é a porta de entrada que funciona com um código do telemóvel, e após o visitante facultar os seus dados, a porta abre-se e acendem-se as luzes”, acrescentou o autarca.
Foram ainda apresentados dois projetos: "Montesinho para Todos", uma promoção dos percursos pedestres, que fica sediado na antiga escola de Vilarinho, e ainda "Experimentar Montesinho", que consiste numa aplicação móvel. “Através de um mapa interativo é possível conhecer as praias fluviais, os outros percursos pedestres, restaurantes, alojamentos. É uma ideia colaborativa que dá a conhecer os agentes que estão presentes no parque de Montesinho”, explicou Miguel Nóvoa, um dos promotores do projeto que implicou um investimento de 150 mil euros do Fundo Ambiental.
O secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, adiantou que até ao final do ano vão ser lançados avisos para novas candidaturas ao Fundo Ambiental. “De certeza que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e o parque vão estar atentos. Para projetos e investimentos”, afirmou Emídio Gomes, que destacou a importância de inaugurar um centro interpretativo no Montesinho. “Estes centros são um ponto fulcral e de referência, porque são para receber os visitantes e os residentes. Para perceberem o que é o parque e a sua dimensão”, acrescentou o secretário de Estado.