O Centro Social de Bairro em Famalicão tem cerca de 25 utentes e dez funcionários infetados com Covid-19. Dos utentes infetados, seis faleceram e três dos estavam hospitalizados já regressaram ao lar.
Corpo do artigo
O foco de infeção foi detetado ainda em março, mas nessa altura ainda não tinham sido testados todos os utentes e funcionários. Atualmente, já foram todos sujeitos a testes. O lar do Centro Social acolhe 45 idosos.
"Os testes foram feitos aos bocados, seis ou dez de cada vez", diz Ana Maria Silva, presidente da instituição. "Os testes foram sendo feitos com muita insistência nossa porque fomos percebendo que tínhamos de tomar uma atitude", revela.
12070906
Quando começaram a perceber a existência de idosos com sintomas, e a confirmação de idosos infetados, a responsável diz que foi ativado o plano de contingência que fez com que os utentes fossem separados por espaços diferentes conforme o seu estado de saúde.
Entretanto, o encerramento das valências dedicadas à infância permitiu a existência de espaço disponível, e também de recursos humanos. "Fizemos equipas com pessoas do lar e aquelas que não tinham contacto com esta valência. Cada equipa fica no lar 15 dias e depois as equipas trocam", explica.
"Temos de estar muito gratos a estes funcionários", sublinha Ana Maria notando que, agora, começa a haver "alguma serenidade" embora a preocupação seja constante. "Os utentes estão estáveis e controlados", afirma.