Um homem, de 34 anos, morreu, esta sexta-feira à tarde, em Sobrado, Valongo, num acidente de trabalho. A vítima entrou em paragem cardiorrespiratória.
Corpo do artigo
Foi tudo num segundo: houve "um clarão" e o operário que colocava betão, através de uma grua, na obra de construção de uma moradia em Sobrado, Valongo, perdeu a vida nesse instante, eletrocutado, quando o braço da máquina se aproximou de cabos de média tensão com origem num posto de transformação em frente à empreitada.
O acidente deu-se pelas 16 horas de hoje, na rua Quinta de Muros, uma transversal da EN209 que teve de ser cortada, e os colegas de trabalho que assistiram a tudo necessitaram de receber apoio psicológico do INEM.
"Estavam três trabalhadores nossos a colocar betão. A máquina deve ter-se aproximado dos cabos, e dois deles viram um clarão", explicou, ao JN, sem querer identificar-se, o empreiteiro da empresa de construção, com sede no Marco de Canaveses, confirmando a morte de um dos funcionários. Segundo o JN apurou, o homem, de 34 anos e residente em Constance, no Marco de Canaveses, era sobrinho do dono da empresa. Estaria a manobrar a extremidade do braço da grua de um camião de betão, pertencente a uma empresa de Penafiel e operado por um trabalhador dessa firma, quando sofreu o choque fatal.
"Por motivos desconhecidos, puxou-se corrente elétrica para o camião e, quando a vítima foi segurar na ponta do tubo [que espalha o betão], foi logo eletrocutado", disse o subcomandante dos Bombeiros de Valongo, Cláudio Azevedo. Para o local foram mobilizados também meios do INEM e da GNR de Valongo, num total de 19 homense oito viaturas. O corpo foi transportado para o IML do Porto.
"Estava na cozinha, e houve uma falha de luz, numa coisa de segundos", relatou a moradora de uma casa em frente, referindo que a filha "ouviu um estrondo". Vizinho da construção iniciada há cerca de três meses, Joaquim Andrade disse não se ter apercebido do acidente, mas também referiu que algumas pessoas ouviram um estrondo.
No local estiveram elementos da Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de apurarem aa causas do acidente. A rua reabriu ao trânsito cerca das 18.30 horas.