Morreu no hospital o homem de 84 anos que os Bombeiros Voluntários de Coimbrões haviam resgatado esta terça-feira do rio Douro, junto aos Cais das Fontainhas, em Gaia.
Corpo do artigo
O homem ainda foi assistido no local, uma vez que estava em paragem cardiorrespiratória. Segundo apurou o JN, os Bombeiros Voluntários de Coimbrões conseguiram reverter a situação e a vítima foi encaminhada, com vida, para o hospital de Gaia.
Contudo, o prognóstico do idoso era muito reservado, e este acabou por morrer na unidade hospitalar. A Polícia Judiciária já afastou a hipótese de crime, bem como a tese de acidente.
O homem foi retirado do carro, que estava submerso no rio Douro, ao início da tarde desta terça-feira. À chegada ao local, dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões entraram na água e "conseguiram retirar a vítima", disse o comandante daquela corporação, Luís Araújo.
Joaquim Ferreira, 82 anos, estava a pescar junto à marginal quando se apercebeu do veículo na rampa de acesso ao rio. "Quando vi um barquito de pesca a chegar-se ao carro, achei que a viatura se tinha destravado. Nem imaginei que pudesse estar uma pessoa lá dentro", contou o pescador lúdico, garantindo que o condutor entrou na rampa do cais "de propósito", desconhecendo, ainda assim, qual o motivo. "Se foi um descuido foi um descuido bastante grave", salientou o pescador.
No rio, os mergulhadores ainda chegaram a procurar se haveria mais ocupantes no carro, mas essa tese "acabou por se revelar infundada, uma vez que a viatura tinha as portas trancadas", referiu José Barbosa, chefe operacional dos Sapadores de Gaia.
Cerca das 14.15 horas, sensivelmente duas horas após o alerta, as buscas foram terminadas.
As autoridades acreditam que a viatura desceu a rampa de acesso à água, cerca das 12.18 horas, e entrou no Douro, uma vez que não há marcas de despiste na estrada ou no gradeamento de proteção.
Além dos Bombeiros de Coimbrões, as operações mobilizaram ainda elementos dos Sapadores de Gaia, da Polícia Municipal e da Polícia Marítima, num total de 22 elementos e seis viaturas. As operações contaram ainda com a presença da Polícia Judiciária.