Corpo do artigo
Bastião social-democrata, Viseu é um concelho onde o PS tem ficado sempre muito longe do poder. Há quatro anos, o PSD conquistou 51,74% dos votos, contra uns habituais 26,46% dos socialistas. Contudo, o falecimento do autarca Almeida Henriques, vítima da covid-19, obrigou os sociais-democratas a procurarem uma alternativa a uma aposta de renovação que era clara. Também clara foi a opção. Os sociais-democratas estão a tentar o regresso do seu "autarca-modelo" Fernando Ruas, que foi forçado a abandonar a Câmara em 2013.
Bem longe mas a apostar forte, o PS foi buscar um candidato com currículo. Trata-se de João Azevedo, licenciado em Educação Física, ex-presidente da Câmara de Mangualde, presidente do Conselho Regional do Centro, vice-presidente do Turismo do Centro, secretário-nacional adjunto do PS, com 44 anos.
Já a CDU aposta em Francisco Almeida, um professor com 62 anos. E o CDS-PP avança sem o seu habitual parceiro de coligação, candidatando Nuno Correia da Silva.
Por sua vez, o BE aposta em Manuela Antunes e o PAN em Diogo Chiquelho.
O Chega lança Pedro Calheiros, coronel de cavalaria da GNR na reforma. E a Iniciativa Liberal aposta em Fernando Figueiredo, coronel de infantaria reformado, com 59 anos.