O treinador José Mourinho e o "bota de ouro" do futebol mundial Cristiano Ronaldo vão estar no Carnaval de Torres Vedras, que este ano se transforma numa verdadeira arena olímpica na qual se juntam figuras lendárias do desporto.
Corpo do artigo
No monumento alusivo ao Carnaval, que é inaugurado na cidade no sábado, o treinador português do Real Madrid é o tempestuoso Zeus da arena olímpica do carnaval de Torres Vedras, que este ano é dedicado ao tema do desporto.
Na arena olímpica, uma mistura de arena dos Jogos Olímpicos com o local onde os deuses gregos habitam (Olimpo), desfila o futebolista internacional Cristiano Ronaldo na figura do guerreiro olímpico dos estádios com asas nos pés.
A cima deles uma enorme bola de futebol a assinalar a importância do futebol como desporto-rei, em cima da qual segue sentado no trono o brasileiro Pelé, com a bandeira nacional do Brasil ao ombro. Do lugar majestoso da arena olímpica, o "rei" das vitórias do Brasil no mundial de futebol e do samba e da folia inaugura o carnaval de Torres Vedras, "o mais português de Portugal".
Ainda no mundo do futebol, Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, aparece entretido a jogar um jogo de futebol de tabuleiro, usando como peças um jornalista desportivo da televisão e o treinador e o presidente dos Benfica, Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira.
Na imponente arena olímpica, os Titãs recordam as vitórias humanas conquistadas pela força humana, personificadas em figuras de enorme porte físico que emergem da enorme bola de bronze.
Entre elas, o ciclista Joaquim Agostinho, o jogador de basquetebol Michael Jordan e o piloto de fórmula 1 Ayrton Senna.
O Carnaval não esquece ainda o tradicional sarcasmo aos políticos. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, dão o tudo por tudo para obter bons resultados no ginásio aberto pelo FMI/Troika em Torres Vedras, sob o olhar do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
No ginásio, o presidente do Governo Regional da Madeira pesa-se na balança do "Défice Pesado", numa alusão ao programa televisivo "Peso Pesado".
O Carnaval de Torres Vedras, cujo orçamento é de 375 mil euros, vai este ano para a rua entre 17 e 21 de Fevereiro, sendo esperados 300 mil visitantes nos cinco dias de folia.