Unidos pelas Crianças alertam para "confusão" na referenciação de crianças doentes em Viseu.
Corpo do artigo
Perto de duas dezenas de pessoas participaram, ontem à tarde, numa ação de sensibilização pela reabertura da urgência pediátrica de Viseu, que está encerrada à noite desde o dia 1 de junho. A orientação dos serviços de saúde locais é para que todos os pais contactem a Linha SNS24, mas os tempos de espera são longos e há "confusão" no momento de referenciação.
"Há uma má articulação da Linha SNS24, que tem confundido o serviço de urgência básica de Tondela com o Hospital Tondela-Viseu. Outra questão é o tempo de espera, que se situa entre os 15 e os 20 minutos. Em casos mais graves, essa espera pode resultar em alguma tragédia", desabafou Helena Fonseca do Movimento Unidos pelas Crianças.
Na ação de sensibilização, os membros do movimento distribuíram balões pretos e um panfleto a explicar como os pais de Viseu devem agir em caso de urgência. "Há muitos pais que não sabem que as urgências estão encerradas. Outros pensam que só estão encerradas ao fim de semana", alerta, lembrando que as ações de protesto não vão ficar por aqui.v