Maria José Azevedo, candidata independente à Câmara de Valongo, apresentou os candidatos às próximos eleições autárquicas. As mulheres estão em maioria, "numa lista elaborada de forma pacífica".
Corpo do artigo
Ao todo, a candidatura "Coragem de Mudar" apresentará a sufrágio 241 nomes. "Somos uma candidatura independente, promovida por um grupo de cidadãos e sem enquadramento partidário. O processo de elaboração das listas foi completamente pacífico, sem nomes impostos por estruturas concelhias, distritais ou nacionais", afirmou Maria José Azevedo, durante a apresentação dos candidatos.
"Constitui sozinha a minha lista e igual liberdade tiveram os candidatos às assembleias de Freguesia", destacou. A candidata à presidência da Autarquia e actual vereadora, sublinhou que a lista para a Câmara Municipal tem cinco mulheres em nove candidatos.
Relativamente à Assembleia Municipal , "a esmagadora maioria dos candidatos não tem experiência política directa". "São pessoas que querem participar democraticamente na vida do seu concelho. Quisemos que a lista tivesse pessoas de todas as idades e das cinco freguesias", referiu Maria José Azevedo.
Para suplentes, Maria José Azevedo incluiu "jovens que estão a fazer a sua formação académica ou a iniciar a vida profissionais e que por isso não podem desempenhar cargos políticos".
"Não quisemos políticos profissionais, mas cidadãos que possam dar o seu contributo para a vida política. Quando, mais tarde, tivermos de passar o testemunho serão eles a recebê-lo. Por isso, o último nome da lista de efectivos para a Câmara é José Carvalho da Rocha, o actual presidente da Junta de Freguesia de Campo, que vai abandonar o cargo. Simbolicamente, o primeiro da lista de suplentes é o filho, José João Carvalho", revelou a candidata.
Para a Assembleia Municipal, o cabeça de lista é João Castro Neves, "jurista com larga experiência na área do Direito das Autarquias". "Os demais nunca tiveram qualquer actividade política. A novidade é que nos lugares elegíveis para aquele órgão há um cidadão de cada freguesia", concluiu Maria José Azevedo.