Apesar do calor, formaram-se longas filas esta manhã de sábado para estrear equipamento na praia de Canide Norte, em Canidelo, Gaia.
Corpo do artigo
A intensidade do sol aumentava à medida que centenas de pessoas formavam uma longa fila para estrear a novidade da praia de Canide Norte, em Canidelo, Gaia. A inauguração da piscina de água aquecida gerou azáfama na manhã de sábado e, apesar da espera de quase uma hora para entrar, ninguém desanimou, como foi o caso de Lucinda.
Sandro Araújo foi acompanhado pela avó Lucinda no "grande dia". Residentes perto da praia, a avó e o neto acompanharam o processo de montagem nos últimos tempos e aguardavam ansiosamente pelo dia da abertura.
O francês Mário Silva mergulha nas águas daquela praia todos os anos quando vem de férias para visitar o pai. Este ano, foi surpreendido pela nova piscina que prometia água quente, mas que, no primeiro dia, ainda não estava com a temperatura ideal: "A água ainda não está quente, mas está melhor que a do mar. As águas do norte são geladas e acho um bom investimento para as pessoas que não aguentam", declarou.
Contudo, a temperatura da água não foi o único motivo que levou centenas até ao local. Sónia Monteiro levou consigo a sua filha Nádia, de 13 anos, mas os 45 minutos de espera não impediram a mãe de destacar a segurança como "um ponto positivo". "É uma boa iniciativa, principalmente para as crianças e para os mais idosos, que podem aproveitar ´a água do mar de forma mais segura".
Foi o pequeno Miguel Rio quem pediu ao avô Filipe Neves para visitar a novidade. "Vimos nas notícias e estávamos curiosos", disse Filipe. Ansioso por entrar, o neto partilhou: "ando a aprender natação e vou aproveitar para fazer com o meu avô".
"15 minutos seriam suficientes"
A piscina de água quente, aquecida por painéis solares, apenas recebe 50 pessoas de cada vez por cada meia hora. Ainda assim, Sónia Monteiro reconhece que "15 minutos seriam suficientes para dar oportunidade a todos e evitar filas de espera tão extensas".
Neste primeiro dia, a água ainda não estava quente devido "aos materiais ainda estarem a aquecer", disse Tiago Mendes, oficial dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, que supervisiona no local. Ainda assim, foi "clara satisfação das pessoas pela novidade", acrescentou.
O momento da inauguração oficial ficou marcado pela presença do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. Aos jornalistas, o autarca disse que, caso seja intensa a adesão ao novo equipamento, o Município poderá manter o investimento nos próximos anos.