A Câmara de Vinhais atribuiu 60 mil euros às famílias para apoio à natalidade e à escolaridade em 2023, dos quais 19 mil euros destinaram-se a todas as crianças nascidas no concelho.
Corpo do artigo
Por cada nascimento, o município deu um subsídio de mil euros a cada família e uma verba de trezentos euros anuais a todas as crianças, até entrarem no 1º ciclo, desde que o façam nas escolas locais, indicou uma fonte da Câmara liderada pelo autarca socialista, Luís Fernandes.
Este apoio, criado pela autarquia tem como objetivos não só o apoio à natalidade, mas a fixação das famílias no concelho e o auxílio nas despesas desses agregados. “A ajuda atribuída a cada criança que frequentar o 1º ciclo de escolaridade no concelho, também leva a que não haja perda de alunos”, referiu a mesma fonte.
O valor total atribuído no ano passado contemplou 19 mil euros para os nascimentos e 41 mil euros para as crianças até aos seis anos.
O município apoia um total de 102 famílias e 122 crianças. O valor atribuído na totalidade tem vindo a aumentar desde que teve início em 2021, sendo que nesse ano foi de 50 mil euros, em 2022 de 55 mil euros.
A câmara considera ainda fundamental o programa de ajuda ao comércio local durante a quadra do Natal, que atribuiu, a cada 20 euros de compras nos estabelecimentos de Vinhais aderentes, um cupão numerado que será sorteado a 2 de fevereiro. Os prémios foram de 100, 250 e 500 euros, sendo que estes valores terão de ser, novamente, gastos no comércio local.
“Uma vez que os valores atribuídos têm de ser gastos no comércio do concelho, sendo esta, mais uma forma de dinamizar a economia local”, explicou a fonte.