Um Centro de Inovação e Empreendedorismo é uma das novidades para 2010. O objectivo é aprofundar a investigação nas áreas da cultura marítima e da pesca do bacalhau. Projecto conta já com financiamento garantido.
Corpo do artigo
Em 2010 uma das grandes apostas e um dos principais desafios para o Museu Marítimo de Ílhavo é a aposta que será feita na investigação. Nesse sentido irá ser criado junto ao museu, no edifício da antiga escola primária, um Centro de Inovação e Empreendedorismo. Este novo centro, que conta já com financiamento no âmbito do projecto de regeneração urbana de Ílhavo, irá dedicar-se, entre outras coisas, à investigação na área da cultura marítima, com especial incidência na pesca do bacalhau.
Mas há mais desafios previstos para 2010. Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo destaca também o projecto de ampliação do museu que irá permitir, por exemplo, a construção de um aquário de bacalhaus. "Queremos que as pessoas conheçam um pouco mais da história da pesca do bacalhau no nosso museu, mas queremos também que fiquem a conhecer o ciclo de vida deste peixe, daí a importância deste aquário que vamos criar", acrescentou o presidente da Câmara.
Para além disso, será criado um novo pólo museológico. "Iremos musealizar uma barca do século XV que foi encontrada no Canal de Mira e que irá permitir uma extensão do museu", adiantou Ribau Esteves, esclarecendo que este trabalho de musealização "deverá estar concluído durante o ano de 2010".
Mas no que toca à investigação, Ribau Esteves considera que é crucial para o crescimento e sustentabilidade do Museu Marítimo. ""O museu tem de se alimentar permanentemente, seja nas suas exposições temporárias, seja nos atractivos que vai somando aos que já tem para cativar novos públicos. Isso tem uma base que é a investigação. As histórias novas que queremos contar exigem um investimento em investigação para sermos uma casa que partilha conhecimento, tendo novas ofertas no seu discurso expositivo", afirmou.
Também o director do museu destaca como fundamental essa aposta e garante que no próximo ano um dos desafios será "concretizar uma programação capaz de reforçar a importância da investigação, nomeadamente no projecto expositivo do museu". Com esta nova componente, o objectivo é que o Museu Marítimo de Ílhavo deixe de ser apenas um espaço de exposição, mas passe também a ser um local de partilha de conhecimento", complementou Ribau Esteves.