"Nada menos que heróico". Irlandesa angaria fundos para o Hospital de Faro após tratamento do filho bebé
Uma mulher irlandesa está angariar fundos para a Pediatria do Hospital de Faro depois de, em abril, o seu filho, então com cinco meses, ter sido tratado a encefalite viral.
Corpo do artigo
A história é contada por Maria McCormack na plataforma GoFundMe, onde está a angariar fundos. Segundo a mulher, em abril, o bebé Ruairí "necessitou de cuidados médicos urgentes" devido a um vírus, que infelizmente atingiu o sistema nervoso central e começou a atacar o cérebro, provocando convulsões. Foi levado para o Hospital de Faro, onde foi diagnosticado com encefalite viral.
"Ruairí recebeu cuidados incríveis enquanto esteve no hospital. No espaço de uma semana, fez uma TAC, dois eletroencefalogramas, uma ressonância magnética, duas punções lombares, entre outros exames. Graças aos médicos e à equipa de cuidados do Hospital de Faro, passados 31 dias, o Ruairí está de novo connosco na Irlanda e continua a sua vida normalmente", lê-se na plataforma. "Desde o momento em que chegámos, assistimos a um nível de cuidado, urgência e compaixão que jamais esqueceremos. Os médicos e enfermeiros responderam sem hesitação, chamando especialistas, trabalhando até altas horas da noite e realizando procedimentos difíceis com mãos firmes e corações bondosos. Agiram rápido, comunicaram com clareza e, acima de tudo, preocuparam-se profundamente".
Apesar de não falarem português, os médicos foram "pacientes" e "dedicaram tempo a explicar tudo da forma mais clara possível", continua o relato da mãe. "Nunca esqueceremos os seguranças que lhe perguntavam como estava todos os dias, cumprimentando-nos com um sorriso reconfortante, os auxiliares de enfermagem que lhe sorriam, o faziam rir e cantavam para ele. A equipa de enfermagem que lhe prestou um cuidado tão atencioso, bem como os cirurgiões e médicos que vieram repetidamente verificar e explicar cada detalhe dos seus cuidados com paciência e compreensão".
A família está a angariar fundos para adquirir equipamentos médicos atualizados para resposta a emergências, suporte para formação contínua da equipa e consultas especializadas, recursos e espaços de recuperação adequados para crianças para famílias em crise e artigos essenciais para as crianças tratadas na Pediatria.
"Este departamento está sob pressão como tantos outros. Nem sempre têm os melhores equipamentos ou funcionários suficientes, mas o seu empenho e competência são inigualáveis. O que conquistaram por Ruairí foi nada menos do que heróico e agora queremos retribuir", conclui.
Até agora, já foram angariados 5500 euros na plataforma GoFundMe.
Em junho, Maria McCormack participou também na minimaratona VHI, em Dublin, para angariar fundos com o mesmo objetivo.
Foto: GoFundMe