Bancas de frutos e doçarias, vinho doce, artesanato e diversões tomaram conta das ruas de S. Cosme, Gondomar. O motivo é a Romaria do Rosário, mas há muito que a parte pagã ofuscou a religiosa. O clima preocupa comerciantes. O negócio vai morno, dizem.
Corpo do artigo
Terá mais de 300 anos a romaria em Gondomar, mas nestes três séculos muito mudou. São agora menos os que ainda passam pelo largo da igreja matriz com um ramo de flores para oferecer à Nossa Senhora do Rosário.
A grande maioria dos romeiros e curiosos prefere deambular pelas ruas e ver o que os vendedores têm nos escaparates. E ver é a palavra correcta, pois o negócio não tem estado famoso.
Cândida anda na venda das nozes e dos doces há 14 anos e diz que, "para já, o negócio está morno". "Vêem mais do que compram", acrescenta. A vizinha de lado, concorda. "Provam um par de nozes, dizem que são boas e que depois voltam para comprar, mas nunca mais se lhes põe a vista em cima", queixa-se.
Com preços entre os 3,5 e os 7 euros, as nozes são as rainhas da festa, mas há muito mais: castanhas, doce teixeira, bolinhos de amor, fruta, mel e várias outras iguarias de fazer água na boca. Outra constante é também a presença de garrafões de vinho doce, feitos com uva americana.
"Este é mesmo muito bom", garante José António, que aprendeu a arte de fazer vinho há muitos anos com a família. O garrafão de 5 litros ronda os 7,5 euros e, apesar do negócio ainda estar "fracote", diz que hoje, domingo, "o dia mais forte", vai vender 500 garrafões. "Há muita gente que vem de fora só para isto", esclarece.
Um casal comenta que já levou duas garrafas para casa. Estão agora no congelador à espera do Natal.
Enquanto as bandas musicais de Melres e Arouca se "digladiam" no auditório do Largo de Souto, peões e carros lutam uns contra os outros para circular nas ruas pois os passeios estão todos ocupados com as bancas.
Para aliciar compradores, juntam-se artigos para fazer oportunidades de negócio com cinco euros. Dependendo da banca, uma notinha cinzenta pode comprar seis cd, 12 pares de meias, quatro tigelas de barro ou três boxers "sem costuras".