Em algumas zonas do Alto Minho, o manto de neve formado nas últimas horas tem uma altura superior a dez centímetros. Meios da Proteção Civil e GNR estão no terreno com operações de limpeza e orientação de trânsito nas vias mais afetadas. Não há estradas cortadas.
Corpo do artigo
“Estamos a fazer limpezas de todas as vias e a espalhar sal. As estradas estão todas transitáveis, no entanto, temos de circular permanentemente porque continua a nevar. Esperamos que durante a tarde a situação se desagrave”, declarou ao JN Luís Matos, responsável pela Proteção Civil Municipal de Melgaço, referindo que a neve caiu “até à cota dos 800 metros”, atingindo as freguesias montanhosas de Castro Laboreiro, Lamas de Mouro e Gave.
"Nos sítios mais altos a neve atinge mais de dez centímetros”, descreveu, notando que "o inverno, este ano, veio mais tarde". "O pico [da queda de neve] deve ser o dia de hoje (sábado). Essa é a nossa expectativa e as previsões da meteorologia. Ja hoje durante a tarde se prevê alguma subida da temperatura e também subida da cota [da queda de neve]. E para domingo já estamos a falar de previsões para cotas acima dos 1200 metros. Portanto, se chover é para derreter a neve", detalhou.
No terreno estão meios da Proteção Civil, com dois limpa-neves e uma viatura de apoio, e patrulhas da GNR, para regular o trânsito.
Também zonas mais altas de Arcos de Valdevez, como Peneda e Soajo, estão cobertas de neve. O mesmo acontece na aldeia de Santo António de Vale de Poldros, situada a mais de mil metros de altitude, no concelho de Monção.