A queda de neve pintou de branco, esta sexta-feira, as zonas altas do Alto Minho. Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, incluindo a zona da branda da Aveleira, estão cobertas com um manto de neve, exibindo imagens dignas de postal.
Corpo do artigo
O município de Melgaço publicou esta tarde, nas redes sociais, imagens das paisagens daquele concelho, situadas a uma cota acima dos 900 metros, onde se registou queda de neve. As fotografias destacam o cenário branco que se avista no topo das montanhas, numa cota acima dos 1100.
Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, continua "a nevar bastante nas zonas altas, mas de momento não há estradas cortadas, nem populações isoladas". Informou ainda que aquela corporação está no terreno a fazer limpezas e a espalhar sal na zona de Gavieira.
De acordo com aquela autarquia, a Proteção Civil "está no terreno a acompanhar a situação, acautelando adversidades que possam surgir", e por agora, "todas as estradas estão circuláveis". Recomenda, contudo, "o máximo cuidado" aos automobilistas.
Informa que "a partir das 18 horas, segundo o IPMA, o Alto Minho ficará sob aviso laranja devido à queda de neve". No domingo, de acordo com as previsões, "é esperado um aumento da quantidade de precipitação, com subida das temperaturas e, consequentemente, subida da cota de queda de neve".
Também já neva no concelho de Arcos de Valdevez, nas zonas altas, na cota dos mil a 800 metros, como Bento do Cando, Gavieira, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.