Um ninho de vespas asiáticas foi destruído ao final do dia desta quarta-feira em Barcelos. Detetado no interior de um sobreiro na freguesia de Fragoso, tinha cerca de duas mil vespas "invulgarmente grandes".
Corpo do artigo
"Tinham um tamanho fora do comum e, para além de matar as abelhas do mel à porta das colmeias, as vespas atacavam junto às flores quando as abelhas recolhiam pólen", disse Manuel Candido Sá, apicultor que as descobriu.
As vespas eram "invulgarmente grandes", confirma o apicultor, que via diariamente a população de abelhas que detinha a ser dizimada. "Estavam a 500 metros das minhas colmeias", refere.
As vespas ocuparam todo interior de um sobreiro que tinha uma fenda, formando discos de anéis no interior da árvore. Apesar de ter dado conhecimento à Proteção Civil da Câmara de Barcelos, o apicultor teve que atuar sem a presença desta.
"É preciso começar a pensar um ataque organizado a esta praga", defende Candido Sá. O Minho tem visto a praga das vespas asiáticas a aumentar nos últimos tempos, colocando em causa as produções de mel na região.