Nos primeiros 22 dias das bicicletas públicas de Aveiro, 1700 utilizadores percorreram o suficiente para chegar à Galiza
Corpo do artigo
Desde que as novas bicicletas públicas partilhadas de Aveiro BUGA entraram em funcionamento, a 19 de junho, já percorreram 339,77 quilómetros, uma “distância superior à do trajeto Aveiro-Santiago de Compostela”, evitando a emissão de 40 quilos de CO2, revelou esta segunda-feira a Câmara. De acordo com os dados oficiais, foram realizadas 1708 viagens por 1690 utilizadores.
Para o presidente do município, Ribau Esteves, estes “números demonstram o sucesso das novas BUGAS e a forte adesão a estas bicicletas”. As pessoas, acrescenta, “ao optarem por utilizar este meio de transporte suave em detrimento de outros mais poluentes, estão a contribuir para tornar Aveiro um Município cada vez mais sustentável e amigo do ambiente”.
As novas 136 bicicletas, disponíveis em 20 estações dispersas entre Esgueira e o centro da cidade, apesar de não serem gratuitas como as primeiras (que ainda se mantêm), já são procuradas por quem visita a cidade, constatou o JN.
Bruna Araújo, brasileira de 28 anos que mora em Lisboa e, no fim-de-semana, se deslocou de comboio até Aveiro, aproximou-se das bicicletas parqueadas junto à estação de caminho de ferro assim que chegou. “Já tinha visto na internet, mas não sabia como funcionavam”, contou, explicando que quis ver as bicicletas de perto porque estava “curiosa”. Só não experimentou porque não pretendia percorrer “grandes distâncias”.
O acesso às novas bicicletas, que representam um investimento de 580 mil euros, pode ser feito através de uma aplicação para telemóvel ou cartão (adquirido no Centro Cultural, na Loja BUGA junto ao Mercado Manuel Firmino e no antigo edifício da estação).
O tarifário varia conforme os utilizadores serem fidelizados ou não. O valor das viagens começa nos 0,10 euros por 30 minutos para os fidelizados ou 1 euro pelo mesmo período de tempo se os utilizadores não forem fidelizados. Pode-se circular no município de Aveiro e na localidade da Gafanha da Nazaré, no concelho vizinho de ílhavo, caso se pretenda apanhar o ferry com destino à freguesia aveirense de S. Jacinto.