São 204 as bicicletas que estarão espalhadas pela cidade, ao dispor de toda a população e também dos turistas. Tarifário ainda não foi divulgado.
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A BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro), tornou-se uma imagem de marca da cidade, há duas décadas, tendo sido, à época, um projeto pioneiro em Portugal.
Agora, 21 anos depois, conhece uma nova vida. A nova BUGA - que mantém o nome, apesar de a sua utilização passar a ser paga - foi apresentada, ontem, e deverá estar disponível no final de julho. Haverá 204 bicicletas partilhadas, espalhadas por 21 pontos da cidade.
O novo sistema público de bicicletas partilhadas segue a linha de inovação tecnológica do município. "Tem um conjunto de sistemas de inteligência, como georreferenciação e mecanismos que facilitam o pagamento. Cada doca terá um quiosque digital com informações e rede wi-fi", avança Ribau Esteves, presidente da Câmara.
Haverá dois modelos de bicicletas à disposição dos utilizadores, sendo que nenhum deles tem componente elétrica. "Numa fase posterior, poderemos também apostar em bicicletas elétricas, visto que as docas vão ficar já preparadas para essa realidade. Mas tomámos esta opção, para já, porque a cidade é muito plana, propícia para andar sem auxílio de motor, e queremos que a BUGA seja um instrumento de promoção de hábitos de vida saudáveis e de exercício físico", sublinha.
gratuitas mantêm-se
Uma das grandes diferenças da nova BUGA, em relação à anterior, é o facto de ter docas em vários pontos da cidade - em Esgueira (junto ao Carramona), perto das escolas secundárias Homem Cristo e José Estêvão, na universidade, no Mercado de Santiago e no Glicínias, entre outros -, o que facilita que aqueles veículos possam ser utilizados pelos aveirenses nas deslocações de casa para a escola ou para o trabalho. E a autarquia vai ter uma equipa permanente a trabalhar no projeto e a transportar as bicicletas, numa carrinha, de umas docas para as outras, quando houver necessidade.
futuro das antigas
Mas, e o que é que acontece às antigas 85 BUGA existentes? "Mantêm-se em funcionamento, a título gratuito, com a sua estação a funcionar junto ao Mercado Manuel Firmino", realça Ribau Esteves.
"O projeto inicial da BUGA é uma boa memória e foi uma boa operação de marketing, tanto para as bicicletas como para Aveiro", justifica o autarca.
O tarifário do novo sistema ainda não está definido e será divulgado, em breve, pela Câmara. Neste momento, as bicicletas estão a ser fabricadas e as docas instaladas. O projeto conta, também, com a intervenção da Meo, da Soltráfego e da Lightmobie.
Têm sido maioritariamente usada por turistas
As BUGA, disponíveis na cidade há 21 anos, apenas têm uma doca de atracagem e passaram a ser, maioritariamente, utilizadas por turistas.
"Cerca de 95% dos utilizadores são turistas. Com a BUGA 2 queremos estimular a utilização pelos aveirenses. Haver tantas docas na cidade vai facilitar essa aproximação", sublinha Ribau Esteves.
Também por isso, o tarifário "vai ser baixo e acessível, à semelhança do que acontece noutros municípios". A Câmara diz que também tem um projeto para a "BUGA 3, que é a bicicleta de cada cidadão". "Queremos promover a sua utilização na cidade", assegura.