A Metro do Porto estima que em maio entrem em circulação cinco das 18 carruagens encomendadas à empresa chinesa CRRC, o maior fabricante mundial de veículos ferroviários. A previsão foi adiantada pelo presidente da empresa, Tiago Braga, na manhã deste sábado, durante uma visita ao novo modelo, que está em exposição na estação da Trindade até ao dia 14, para que os passageiros possam visitá-la.
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À carruagem que está em testes e ensaios desde dezembro irão juntar-se mais quatro no final de março, ficando assim completo o leque dos primeiros cinco veículos a entrar na rede em maio. O responsável acrescentou que em julho vão chegar mais cinco, prevendo-se que os restantes sejam entregues à empresa em setembro, para que no final do ano já todos estejam ao serviço.
Para já, as novas composições vão servir todas as linhas e, de futuro, vão também "funcionar na extensão da linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d'Este, e na linha Rosa", referiu Tiago Braga, explicando aos jornalistas que os testes que estão a ser feitos a este modelo "são muito exigentes do ponto de vista da segurança". Os ensaios têm decorrido entre a 1 e as 6 da manhã.
A visita contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática. Duarte Cordeiro referiu que, entre várias linhas de financiamento, "nos últimos anos foram mobilizados quase 950 milhões de euros para o metro do Porto".
"Temos procurado alargar a oferta, queremos recuperar passageiros para o transporte público", disse ainda. Em relação ao modelo chinês agora em exibição, o ministro considera tratar-se de uma carruagem "moderna" e que "responde às preocupações que a Metro do Porto tem", incluindo na adaptação a "algumas coisas que os passageiros iam dizendo".
Duarte Cordeiro afirmou, por outro lado, que "o país tem feito um enorme esforço ao nível da mobilização de recursos para o setor da mobilidade urbana", acrescentando: "Desde 2015 até ao final da década, estamos a falar de quase 4,8 mil milhões de euros". Investimento feito em infraestruturas, aumento da capacidade das redes e, ainda, na redução dos preços dos passes.
O modelo que está na estação da Trindade pode ser visitado, diariamente, até às 20 horas, mas só até terça-feira. Como está estacionado no cais de partida para o aeroporto, foram várias as pessoas que hoje entraram ao engano, pensando que o metro iria seguir a habitual viagem.
Entre os clientes que foram mesmo só para conhecer a nova carruagem, as opiniões dividiram-se um pouco. O JN ouviu elogios, mas também críticas. Uma delas partiu de Joaquim Branco, residente no Porto, que nos disse: "Fiquei com a impressão de que leva menos pessoas, que tem menos lugares sentados, em relação aos outros metros". No entanto, reconheceu que o veículo chinês "é mais bonito e mais airoso".
Bruna Peres, de Gaia, tem outra leitura: "É espaçoso, tem bancos confortáveis e o piso é mais liso, o que para os idosos é mais fácil". Adelina Pereira, que vive no mesmo concelho, disse que "está ótimo" e deixou um pedido aos outros clientes da rede: "Que o público estime o que nós temos". Diz que há mais sítios para as pessoas se segurarem e, em geral, o modelo "tem mais espaço".
Estas composições medem sensivelmente o mesmo que as mais antigas e podem atingir uma velocidade de 80km/hora. Transportam até 244 passageiros, têm 64 assentos e dispõem ainda de pequenas estantes para malas, além de ecrãs com conteúdos informativos e de entretenimento.