Residentes em Rio Tinto, pela proximidade ao Porto, são os que mais sofrem com as demoradas deslocações viárias. Autarquia tem em curso novas ligações para descongestionar trânsito local.
Corpo do artigo
Tirando zonas pontuais no centro de Gondomar ou na cidade de Valbom, é em Rio Tinto que os maiores problemas de trânsito deste concelho se registam. A proximidade com a cidade do Porto faz aumentar os movimentos pendulares e, em horas de ponta, algumas artérias daquela cidade são verdadeiras dores de cabeça para os automobilistas.
"Perde-se muito tempo numa simples deslocação até ao centro do Porto. Em horas de ponta, sair ou entrar de Rio Tinto é complicado e depois circular no centro da cidade do Porto é cada vez mais impossível", conta Fábio Tavares, taxista em Rio Tinto há sete anos. "Às vezes, quase não compensa a corrida", acrescenta.
Largo do Mosteiro, Avenida do Doutor Domingos Gonçalves de Sá, Rua de Amália Rodrigues, Avenida do Doutor Francisco Sá Carneiro são locais complicados até porque a circulação aqui, mesmo junto ao Parque Urbano, é partilhada com o metro, que aciona o vermelho e faz parar o trânsito.
Noutros pontos da cidade a situação não é melhor, como a Praça e o Túnel da Estação, a Ponte de Rio Tinto e EN 15. A saída da A43 para a zona do Mercado Abastecedor do Porto também é complicada em horas de ponta, assim como as saídas para o Freixo. Muitos moradores de Baguim do Monte optam nas suas deslocações casa/trabalho e trabalho/casa pela A4 saindo no nó de Ermesinde mas a opção também nem sempre é a melhor.
Corredores BUS
Para melhorar as deslocações dos seus munícipes, o autarca Marcos Martins defende a criação de um corredor BUS, destinado à circulação exclusiva de transportes públicos no troço da Estrada da Circunvalação, entre São Roque da Lameira e o Hospital de São João. Uma curta distância com 15 linhas de transportes públicos e onde chegam a circular 80 autocarros por hora nos momentos de maior procura.
"Outro dos grandes investimentos é a Via Nordeste, uma circular externa às freguesias de Baguim do Monte e Rio Tinto", refere Marcos Martins, explicando que "esta ligação direta à A4, na zona de Santa Rita, em Ermesinde, vai descongestionar o tráfego nestas duas localidades". A circular externa é uma obra prevista há mais de 30 anos.
A revolução na rede viária resulta da construção de várias ligações que incluem tanto a Via Nordeste como a Via Norte/Sul. Um investimento orçado em 18 milhões de euros (com 30% de financiamento) que estará concluído em 2021.
Pormenores
193 mil viagens - As deslocações diárias dos gondomarenses para fora e dentro das localidades onde residem no concelho
16,1 Minutos - O tempo médio das deslocações intramunicipais realizadas pelos gondomarenses, sobretudo pelos residentes em Rio Tinto
