<p>O Campus da Justiça de Valongo custará 9,5 milhões de euros e deverá estar pronto em 2011. Construído com base numa parceria público-privado, o edifício estará preparado para receber novas valências. </p>
Corpo do artigo
No lançamento da primeira pedra, concretizado ontem, o secretário de Estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, realçou que quando a reforma do mapa judiciário se alargar a Valongo, "o campus estará preparado para acolher novas valências ou para receber uma Justiça especializada".
"Este momento é importante porque traduz o programa de modernização dos equipamentos judiciários lançado há quatro anos e reforçado agora com um programa plurianual, que se prolonga até 2011. Implica um investimento adicional de cerca de 150 milhões de euros, numa área que não beneficia de fundos comunitários", afirmou José Conde Rodrigues .
Aproveitando a cerimónia, o governante revelou que o processo para o Campus de Justiça do Porto está "praticamente concluído e deverá arrancar nos próximos meses".
O edifício de Valongo será construído pela Casais Engenharia, no âmbito de uma parceria público-privada. A empresa adquiriu o terreno, assegurará a construção, o licenciamento e a manutenção do equipamento.
No final, o Campus será arrendado por 15 anos ao Instituto de Gestão Financeira e Infra-Estruturas da Justiça.
O vereador do pelouro do Urbanismo da Câmara de Valongo, José Luís Pinto, manifestou-se satisfeito com o arranque da construção, mas considerou que a solução "foi tardia por parte de todos os governos". "Esperámos anos demais", sublinhou.