A celebrar três décadas de portas abertas junto ao Tejo, em Alcântara, o Doca de Santo aposta numa nova identidade visual e apresenta uma carta com várias novidades, agora mais focada nos sabores portugueses.
Corpo do artigo
Nos dias que correm, a Doca de Santo Amaro reúne uma oferta eclética de restaurantes e bares, que a torna destino habitual de programas junto ao Tejo, em Alcântara. Mas foi há precisamente três décadas, no início de abril, que abria portas o primeiro restaurante das Docas, o pretexto para o Doca de Santo renovar a sua identidade visual e refrescar a carta com novas propostas.
A cozinha desta casa, que se tem tornado num clássico lisboeta ao longo dos anos, sempre se dividiu entre as inspirações da gastronomia nacional e de outras latitudes, mas está agora mais focada no receituário português. Entre os reforços que entram agora em ação, estão os pastéis de massa tenra com recheio de boi estufado e maionese de alho; as amêijoas à Bulhão Pato com manteiga de coentros; a saladinha do mar (mexilhão, polvo, camarão, escabeche de cebola e picle de cenoura); e o prato de presunto de porco preto 50% bolota, fatiado na hora e à frente do comensal, numa parceria feita com a histórica mercearia Manteigaria Silva.
A nova carta - criada a quatro mãos por João Novo, chef executivo do Grupo Capricciosa, e Rodrigo Delgado, chef residente - passa a ter agora um arroz de marisco (amêijoa, mexilhão, camarão, corvina e polvo); a tempura de bacalhau com arroz de grelos, que saltou dos pratos do dia para a carta fixa, a pedido dos clientes; e o rosbife com salada de beterraba, requeijão, canónicos e pinhões.
Nos pregos na frigideira, uma das secções da carta mais populares, entra agora um novo: um prego do lombo com ovo estrelado, batatas fritas e um molho à portuguesa, à base de louro alho e vinho branco. Há mais dois à escolha, um que existe desde o início do restaurante, com um molho à base de natas, e outro com um molho à base do jus do próprio bife, cozinhado durante cerca de 12 horas. Nos doces, a entrada nova recai sobre o bolo de noz com doce de ovos e sorbet de limão.
Fora da cozinha, as novidades notam-se na nova identidade visual, não só nas bandeiras que mostram o novo logotipo da casa, que agora deixam a entrada do restaurante mais visível, mas também em pormenores como os padrões dos individuais de mesa, que fazem lembrar a calçada portuguesa e janelas antigas dos bairros lisboetas.
Doca de Santo
Armazém CP - Doca de Santo Amaro, Lisboa
Tel.: 213963535
Web: docadesanto.com.pt
Das 12h às 15h30 e das 19h às 00h. Sábado e domingo, não fecha entre refeições.