
Descontentamento na Fonte da Moura
Artur Machado/Global Imagens
A Obra Diocesana de Promoção Social anunciou em comunicado nesta segunda-feira que vai fechar os quatro centros de atividades de tempos livres instalados nos Centros Sociais que possui no Porto. No sábado, a instituição tinha dito que se via obrigada a fechar aquelas respostas sociais devido a dificuldades financeiras. Agora, precisa que são quatro que vão encerrar.
"Como estratégia de superação das dificuldades financeiras, importa urgentemente reestruturar financeiramente a Instituição e as suas respostas sociais, de forma a assegurar a sua sustentabilidade futura. Nesse sentido [a obra Diocesana] vê-se obrigada a proceder ao encerramento dos seus CATL's, a partir do próximo dia 1 de setembro de 2021", respondeu a instituição no sábado, após ter sido questionada pelo JN na sequência do descontentamento dos pais das crianças que frequentam o serviço na Fonte da Moura.
Os CATL's que vão encerrar são os do Lagarteiro, Regado, Fonte da Moura e S. Roque, continuando a instituição a prestar nos seus 12 centros sociais o apoio à terceira idade e à infância. Ao contrário do inicialmente avançado, que nos nos 12 CATL da Obra Diocesana estavam cerca de 500 crianças, afinal só serão quatro os espaços a encerrar, com um máximo de 142 utentes.
A Obra Diocesana fez questão de vincar que aquele apoio agora era assegurado preferencialmente pelas câmaras, na sequência da descentralização de competências na Educação e acrescentava mesmo que os edifícios não tinham condições. O documento era assinado pelo presidente do Conselho de Administração, padre Manuel Brito.
"O Conselho de Administração da Obra Diocesana salienta ainda que se encontra a realizar todos os esforços, junto dos agrupamentos de escolas onde os quatro centros se inserem (legalmente competentes desde 2019), de forma a garantir que os interesses das crianças são e serão salvaguardados, nomeadamente a oferta das atividades de animação e de apoio à família (AAAF), da componente de apoio à família e das atividades de enriquecimento curricular", sustenta, no comunicado desta segunda-feira, a instituição.
