<p>O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, mostrou-se satisfeito com o andamento das obras do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho e está convicto que a estrutura estará pronta a tempo do campeonato da Europa de remo, a realizar na região em Setembro.</p>
Corpo do artigo
"É uma infra-estrutura da maior qualidade, que permite ao remo, canoagem, triatlo e natação de águas abertas ter as melhores condições europeias e mundiais para os nossos atletas. Fico muito satisfeito pela forma como a obra tem corrido e evoluído no sentido do cumprimento dos prazos", afirmou, relevando que "se começam a ter em Portugal estruturas ao mais alto nível europeu e mundial para a prática desportiva". Avisa ainda que é objectivo do Governo apoiar grandes projectos para o desporto em vez do que apelida ser "mais do mesmo". "As autarquias que procurem soluções para obras como pavilhões ou piscinas, porque o Governo procura grandes projectos, que envolvam autarquias e federações, e que projectem as regiões e o país", defende.
Laurentino Dias anunciou ainda que já houve delegações internacionais a perguntar quando poderiam estagiar no novo centro náutico de Montemor-o-Velho, para preparar os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, dada a proximidade geográfica e de horários. "Imaginem a importância que isto tem para a economia da região e do país", destaca.
Nova via pedida
O Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho está orçado em 11 milhões de euros e terá uma gestão tripartida, entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, o Instituto Nacional do Desporto e as federações das modalidades que a utilizem. "Temos toda a honra em ser proprietários, mas temos de nos encostar a quem sabe", justifica o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Luís Leal.
O autarca aproveita ainda para pedir ao Governo que financiasse em 750 mil euros uma acessibilidade a montante da ponte de Formoselha, para acesso ao centro.