A apresentação do projeto final para a ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, marcada para esta segunda-feira, assinala o arranque das obras da linha. Os trabalhos deverão iniciar-se esta semana.
Corpo do artigo
Está marcada para as 15.30 horas desta segunda-feira, na Casa da Música, no Porto, a apresentação do projeto para a ligação rápida de autocarros entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império. O contrato de conceção e construção da linha foi assinado no final de março do ano passado, por cerca de 25 milhões de euros, com as empresas Alberto Couto Alves e Alves Ribeiro. O financiamento será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ascende aos 66 milhões de euros, sem IVA.
O arranque dos trabalhos está previsto para esta semana, sendo que a primeira fase deverá intervir no lado sul da Avenida do Marechal Gomes da Costa.
15514678
Recorde-se que, em dezembro passado, a Metro do Porto lançou o concurso público para aquisição de autocarros a hidrogénio verde que deverão operar esta linha, com um preço base de 23,45 milhões de euros. O traçado prevê paragens na Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império. Os pormenores serão divulgados esta tarde, na sessão de apresentação do projeto final.
13909368
Está previsto também um prolongamento da ligação até Matosinhos, somando-se as estações Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo, e Praça Cidade do Salvador (Anémona).
Será a STCP a operar o serviço e não a Metro do Porto, como foi já anunciado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.